sexta-feira, 11 de março de 2011

WEB 2.0

WEB 2.0


A Web 2.0 é uma nova geração de serviços da internet, criada com o objetivo de utilizar o conhecimento dos usuários na transformação dos aplicativos, tornando-os mais interativos e dinâmicos. Trata-se de uma internet que abre novos espaços para o usuário, que passa a ser ativo no uso da internet. A web 2.0 possibilitou a criação de espaços colaborativos, onde as pessoas podem trocar informações, dar opiniões, criar vídeos, divulgar fotos, criar grupos sociais, entre outras formas de interação.
Observando os objetivos da web 2.0 desde a sua criação e as revoluções causadas com as implementações dessa nova internet, podemos fazer uma analogia com a educação. A web 1.0 seria o modelo tradicional e o professor seria os programadores que criam sites prontos e jogam na rede, tal qual os professores que planejam suas aulas e colocam no quadro para os alunos copiarem, e os alunos seriam os usuários dessa internet que somente acessava o que estava já pronto nos sites, sem poder interagir, sem poder manisfestar sua preferencias. A web 2.0 seria a educação nova que tanto buscamos, ou seja, uma educação que permite o aluno interagir nas aulas, criar, comentar, relacionar com outras pessoas e principalmente desenvolver seu próprio conhecimento e que o professor possa oferecer metodologias capazes de estimular esse desenvolvimento cognitivo nos alunos, assim como a web 2.0 mudou a forma de utilização da internet. Com tantas semelhanças entre a web 2.0 e as diretrizes educacionais para uma pedagogia de qualidade e como as TIC,s são fundamentais na composição do novo currículo da educação básica, podemos afirmar que a web 2.0 será muito importante nessa nova fase da educação.
A web 2.0 disseminou entre as pessoas, por convergir as mídias e formarem redes que oferecem possibilidades de relacionamentos sociais, comunicação, aproximação de pessoas.
As interfaces da web 2.0 são muito importantes para a educação por serem ferramentas dinâmicas e serem aceitas entre os estudantes. São elas: Wikis, orkut, youtube, facebook, blogs, twitter entre outros.
Um wiki é uma plataforma livre que permite as pessoas trabalharem em um texto, podendo adicionar conteúdos, modificar textos, com autonomia, mesmo que geograficamente distantes, por exemplo, as wikipédias.(enciclopédias colaborativas).
Na educação essa interface pode ajudar o aluno a refletir sobre determinados temas e ter autonomia e responsabilidade para escrever sobre algo. A cooperação também é um fator relevante na construção de conceitos. Por uma ferramenta que o usuário tem total autonomia, precisa de um professor que oriente o trabalho dos alunos, organize as tarefas, defina os horários dos encontros, entre outras medidas. O professor será o mediador nesse processo de criação de um Wiki. E os alunos precisam participar ativamente e contribuir para que seja possível a criação de um grupo de discussões. A seleção e crítica dos conteúdos encontrados em wikipédias são muito importantes porque existem divergência de opiniões de quem escrevem no ambiente colaborativo.
O youtube abre a possibilidade para trabalhos audio-visuais. É uma ferramenta que permite aos usuários postarem vídeos e acessarem os vídeos postados por outras pessoas. Além da visualização do vídeo, o usuário pode fazer comentários. O youtube chama muito a atenção dos alunos e o professor deve explorar essa facilidade de produção de vídeos e incentivar os alunos a criarem e também assistir vídeos produzidos por outras pessoas e discutir na sala de aula.
As redes sociais estão interferindo em várias esferas da sociedade e na educação não é diferente. A facilidade de comunicação e a liberdade de escolhas são fatores que permitem as redes sociais, atualmente, alcançarem público em todos os segmentos da sociedade.
A escola deve levar em consideração esses aspectos sociais que envolvem valores, cultura, preferências, ….e tentar melhor compreender os desejos dos alunos e como planejar aulas utilizando essas informações.
A utilização das interfaces das redes sociais também é uma forma interessante de ensino, pois esses ambientes são bastantes dinâmicos, oferece opções de interatividade assíncrona e síncrona, e permite aos professores e alunos criarem tópicos, fazerem comentários , postarem vídeos, imagens, sons, expressar opiniões , ou seja, buscar novos métodos, além das salas de aula.
Os blogs, por exemplo, oferecem um espaço bastante dinâmico , onde o professor e o aluno podem interagir comentar, se informar , navegar em outros links direcionados. É uma ferramenta importante para a pesquisa e a reflexão sobre determinados temas.
As interfaces colaborativas da web 2.0 também serão instrumentos de avaliação que o professor terá para acompanhar os alunos, tendo facilidades no registro de atividades, participações,. Essas interfaces fornecem informações preciosas sobre os usuários, tal como quantidade de acessos, tempo de permanência, horários dos acessos, entre outras que serão importantes no processo de avaliação do aluno.

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